Na quinta (26), o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Getúlio Marques Ferreira, assinou um acordo de cooperação acadêmica com a presidente e CEO da Colleges Institute Canada (CICan), Denise Amyot.
Este acordo busca incentivar o desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos dois países. Ambos se comprometem a incentivar a cooperação acadêmica através de intercâmbios e da promoção da pesquisa em áreas consideradas estratégicas pelas duas nações. Tais como inovação, meio ambiente e internacionalização.
Além disso, o documento acordado entre Brasil e Canadá objetiva fortalecer instituições de ensino profissional a partir de intercâmbio de boas práticas; iniciativas de promoção de culturas e idiomas, além do incentivo à troca de informações entre os gestores das instituições vinculadas.
Um plano de trabalho de 60 dias será elaborado pelos dois países. Nele, serão definidas metas e ações específicas a serem executadas, como atividades, monitoramento e avaliação de resultados.
Nesta semana, também ocorreu em Montreal o Congresso da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, sigla em inglês), do qual o Brasil participou.
Entre os representantes do país, estavam integrantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Na próxima sexta (28), em Toronto, o grupo se reúne com a Câmara de Comércio Canadá-Brasil para debater temas importantes.
Foto: Group Publishing