Sentir-se ansioso e nervoso antes de uma prova é comum. O medo de ter um desempenho (e nota) reduzido faz muita gente passar apuros antes de uma avaliação. Muitas vezes, mesmo dominando o conteúdo, há pessoas que não conseguem a aprovação por causa do nervosismo durante a prova, o que reduz a concentração e o pensamento analítico.
O nervosismo no vestibular é ainda mais comum. Afinal, trata-se de uma prova que decide a admissão em uma universidade e exige meses de estudo, quando não anos. Se você é daqueles cujo nervosismo atrapalha durante a prova, confira a seguir algumas dicas para lidar melhor com ele e se sair bem!
Dormir bem
A primeira dica fundamental é: dormir bem. Uma noite mal dormida aumenta a ansiedade e o nervosismo no vestibular, além de deixá-lo mais cansado e irritado durante a prova.
Para conseguir dormir, capriche na alimentação e coma alimentos leves na véspera do vestibular. É recomendado evitar comidas incomuns, já que não se sabe qual será a reação do seu organismo. Além disso, desligue telas pelo menos uma hora antes de dormir, já que a luz azul emitida por diferentes aparelhos suprime a melatonina. Esse hormônio é responsável por controlar o ciclo sono-vigília.
Por isso, não fique com celular, TV e computador ligados até altas horas. O ideal é que a sua rotina de sono comece a ser ajustada uma semana antes da prova. Isso dá tempo para o seu organismo se adaptar e dormir cedo na véspera com mais fluidez.
Evite estudar na véspera
A tentação de revisar algum tema na véspera da prova é grande. É comum a sensação de que faltou algo para estudar. Porém, fazer isso na véspera da prova só aumenta a ansiedade e pode te deixar com a sensação de não ter estudado suficiente. Isso prejudica a auto-estima na hora da prova.
Estudar na véspera também provoca exaustão e pode dificultar a chegada do sono. Por isso, o ideal é organizar uma rotina de estudos meses antes da prova, planejando como estudar todos os temas que podem aparecer no vestibular. Na véspera do exame, o melhor é fazer atividades leves e prazerosas, que te ajudem a relaxar e te deixar mais confiante para a prova.
É importante praticar exercícios físicos nos meses de preparação, pois eles ajudam na produção de serotonina. Este hormônio produz a sensação de bem-estar, o que reduz muito o estresse e a ansiedade. Dias antes da prova, diminua um pouco o ritmo, para evitar lesões que podem te prejudicar no vestibular.
Foto: Pixabay