Na quinta (27), quarto dia de consulta pública sobre o novo ensino médio (NEM), o conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF) se posicionou contra a suspensão da reforma, anunciada pelo governo federal.
Em nota técnica publicada no Diário Oficial (DODF), o CEDF aponta que a estrutura do NEM definida para o Distrito Federal está mantida. E que a continuidade das atividades do Novo Ensino Médio (NEM) para evitar instabilidade e incertezas.
Outra recomendação do CEDF é aguardar o encerramento da consulta pública e a definição da reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio. O documento do CEDF ainda menciona a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, instrumento que prevê a competência das unidades da Federação para organizar seus sistemas de ensino.
Propostas do governo federal
Na segunda-feira (24), o Ministério da Educação (MEC) realizou a primeira consulta pública sobre o NEM. No início deste mês, o governo federal suspendeu a implementação do modelo durante 60 dias. Bem como as adaptações do novo currículo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para 2024.
A ideia é que a população em geral avalie o NEM na plataforma online Participa Brasil. Após o término da consulta, o governo decidirá se o cronograma de implementação do Novo Ensino Médio (NEM) segue ou não. A primeira consulta foi um webinário no dia 24, transmitido pelo canal do MEC no Youtube. Além disso, há uma série de conferências em todas as regiões brasileiras para debater o assunto.
Foto: Pixabay