Inúmeras tarefas do cotidiano hoje são realizadas com ajuda da informática. Seja trabalho, estudo, compras, interação com outras pessoas na internet, entre outros exemplos. A informática na educação também é uma realidade cuja importância é cada vez mais notável.
As escolas incorporaram elementos sobre o tema ao longo da última década. Porém, educadores, estudantes, pais e pesquisadores na área debatem qual é a melhor forma de inserir a informática na educação. Veja algumas vantagens desta inserção a seguir!
Produção em novos formatos
Se antes, trabalhos escolares eram textos entregues em papel impresso, a realidade hoje é explorar vários formatos (especialmente os audiovisuais). Vídeos, podcasts e animações são cada vez mais parte do cotidiano dos estudantes. E as escolas podem aproveitar essa popularidade para propor novos formatos de trabalho.
Hoje, existem inúmeros aplicativos e sites que facilitam muito a edição e produção de materiais audiovisuais. E os estudantes conhecem a maioria deles, muitas vezes, e podem ajudar uns aos outros neste processo de aprendizado.
Habilidades de pesquisa
A existência de inúmeras plataformas virtuais de pesquisa hoje traz facilidades e desafios. Ao mesmo tempo em que permite a consulta a diversas fontes e materiais, por outro lado, exige boas habilidades de pesquisa. Muitas vezes, especialmente no mercado de trabalho, elas precisam ir além de pesquisar informações básicas no Google.
Na hora de redigir um trabalho, os estudantes precisam saber buscar informações e selecionar as mais adequadas para os seus objetivos. Além disso, eles também precisam reconhecer informações e imagens falsas e saber quais sites são confiáveis ou não.
Dinamizar as aulas
Outra grande vantagem da informática na educação é a possibilidade de dinamizar as aulas. Os estudantes nasceram inseridos em um mundo com tecnologias digitais, marcadas por dinamismo e possibilidades variadas. E isso deve ser explorado na escola.
Ela pode utilizar ferramentas digitais em aulas de várias disciplinas. Vídeos para ilustrar processos estudado em disciplinas como Física e Biologia. Além de desenhos animados para explicar algumas lições de Geografia e História. E séries e músicas nas aulas de inglês. Isso não só dinamiza a aula, como também estimula o interesse dos estudantes.
É importante lembrar que a informática na educação requer não só bons equipamentos e profissionais qualificados que saibam utilizar os recursos ou dar assistência quando houver problemas (profissionais de Tecnologia dda Informação). É preciso que a inserção da informática seja respaldada por um projeto político pedagógico que deixe claro em que contextos e condições este recurso deve ser utilizado.
Foto: Pixabay