O Ministério da Educação (MEC) iniciou nesta segunda-feira (24) o ciclo de consulta pública para avaliação e reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio. Até o dia 6 de junho, representantes deste ministério se reunirão com especialistas e pesquisadores sobre o Novo Ensino Médio (NEM).
A ideia é que a população em geral avalie o NEM na plataforma virtual Participa Brasil. Após o término da consulta, pode haver a proibição de qualquer avanço no cronograma de implementação do Novo Ensino Médio (NEM). Por isso, a primeira consulta foi um webinário no dia 24, transmitido pelo canal do MEC no Youtube.
Em 8 de maio, o MEC vai realizar uma pesquisa através do WhatsApp sobre o Novo ensino Médio com 100 mil estudantes e professores. Os participantes participarão da pesquisa através de um QR code enviado por este aplicativo de mensagens. Nesse sentido, de acordo com a secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, o objetivo do ministério é buscar proposições e situações reais para boas medidas de implantação e possíveis alterações no desenho do currículo.
Cronograma da consulta pública
O MEC divulgou o cronograma da consulta pública sobre o Novo Ensino Médio em diferentes regiões. Nesse contexto, as audiências públicas ocorrerão nos dias 10 de maio (Sudeste), 24 de maio (Sul), 31 de maio (Nordeste), 6 de junho (Norte) e a data do centro-oeste ainda será definida. O início da Consulta Online com Grupos Focais e Oficinas está previsto para 22 de maio.
A portaria que instituiu a consulta pública foi publicada no dia 8 de março e durará 90 dias, podendo ser prorrogada. Além disso, com o término das atividades, a Secretaria de Articulação Intersetorial e os Sistemas de Ensino (Sase) vão elaborar um relatório final que deve ser enviado ao MEC em até 30 dias.
Foto: Pixabay




