Foi confirmado o que as pesquisas de intenção de voto já apontavam: o segundo turno da eleição presidencial francesa. O segundo turno ocorrerá em 24 de abril e analistas apontam que Macron deve ter mais dificuldades para vencer a rival em comparação à última eleição, em 2017.
Marine Le Pen, do partido Reagrumpamento Nacional, é a candidata da extrema direita e está concorrendo à presidência pela terceira vez. Ao longo da campanha, ela ficou em segundo lugar, atrás do atual presidente.
O independente de esquerda Jean-Luc Mélenchon ficou em terceiro lugar, com 21,9% dos votos. O independente de extrema direita Éric Zemmour (7%) ficou em quarto lugar, seguido de Valérie Pécresse, da direita tradicional (4,8%).
Outras cinco candidaturas de esquerda, entre ecologistas e anticapitalistas, receberam em torno de 13% dos votos. Esses eleitores serão decisivos para ambos candidatos no segundo turno, pois Macron se apresenta como uma alternativa viável para conter o avanço da extrema-direita no país.