Criada em 2020 em Salvador, a healthtech AfroSaúde lançou sua frente B2B. A nova divisão da startup passa a focar na área de saúde mental para empresas e começa com fundos apoiados pelo Google e Nubank.
Essa startup conecta 4 mil pacientes negros a 1.200 profissionais de saúde negros que atuam em diferentes especialidades. Mais da metade destes profissionais correspondem a psicólogos de diversas regiões do país.
Como funciona
A ideia dessa iniciativa não é apenas oferecer consultas, mas desenvolver uma jornada completa com conteúdos sobre saúde mental, acompanhando as pessoas através de métricas. Questões como o burnout estão em alta e a plataforma busca reforçar o atendimento sobre esse e outros temas que são ainda mais intensificados pelo racismo vigente em ambientes profissionais.
Com essa operaçao B2B, a AfroSaúde passa a atender empreendedores de dois programas voltados para fundadores negros: Black Founders Fund (programa de aceleração e investimento do Google) e Semente Preta (fundo early-stage gerido pelo Nubank). A healthtech integra o portfólio dessas duas iniciativas.
Para empreendedores, a AfroSaúde produz newsletters, trilhas de conteúdo sobre gestão de tempo e produtividade, além de desenvolver um método próprio de monitoramento para acompanhar como está a qualidade de vida deste grupo.
Vale lembrar que a plataforma dessa healthtech não é restrita aos colaboradores das empresas, mas também pode ser usada para apoiar iniciativas de responsabilidade social voltadas a públicos como jovens que moram em periferias.
Alguns clientes da AfroSaúde a contrataram para atuar em escolas localizadas em favelas para oferecer educação preventiva na área de saúde mental. A médio e longo prazo, a startup visa trabalhar com empresas para criar produtos capazes de atender especificidades da população que irá desfrutar desse serviço.