A Universidade de São Paulo (USP) anunciou a abertura do Edital Bolsas de Pós-Doutorado. Ele contempla pesquisadoras e pesquisadores negros de todo o Brasil.
Ao total, vai ser oferecidas 50 bolsas no valor de R$ 8.479,20 mensais. O incentivo tem duração de 1 ano, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.
Essas bolsas são oferecidas pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI). Os interessados podem fazer a inscrição até o dia 10 de maio, após o preenchimento do formulário online e o envio do currículo Lattes atualizado para a USP.
Inscrição e condições – edital USP
Além disso é importante enviar autodeclaração racial, uma fotografia recente, o projeto de pesquisa e o plano de trabalho. O edital completo pode ser visto no site da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento.
Os candidatos também devem atender alguns critérios para se inscrever. Um deles é ser brasileiro e ter concluído o doutorado. Por fim, os candidatos deve possuir traços fenotípicos que o caracterizem como de cor preta ou parda.
O objetivo do programa é contribuir para diversificar racialmente o contingente de pós-doutores negros. Isso aumenta as chances de diversificação racial e de gênero dos docentes na USP e nas outras universidades brasileiras.
Foto: Pixabay